O Projeto "Ludicidade no Ensino da Matemática" participou da 89a Semana do Fazendeiro da UFV, de 14 a 20 de julho de 2018. Foi um sucesso!!!
Nosso tema foi "As proteínas fazem bem à saúde, a matemática também".
Mais de 1000 visitantes divertiram-se e aprenderam sobre proteínas e matemática no nosso espaço na minifazenda.
Apresentação
Um dos principais desafios no ensino da matemática é fazer com que o conhecimento adquirido tenha significado para o aluno. Para alcançar tal objetivo é preciso estar sempre em busca de novas formas e métodos que possam facilitar e, principalmente, concretizar o aprendizado de nossos alunos. Para tanto é preciso que o professor pesquise o elenco de metodologias e abordagens pedagógicas que poderá utilizar para, de acordo com a sua realidade, escolher a melhor forma de atuar.
Dentre diversas linhas do ensino da matemática escolhemos as atividades lúdicas. A utilização de atividades lúdicas nas aulas de matemática estimula o desenvolvimento de diversas potencialidades no aluno como o raciocínio lógico, a criatividade, a atenção, a concentração e também auxilia o aluno a adquirir confiança em sua própria habilidade de solucionar problemas. Com o lúdico, o aluno é convidado a participar de atividades que despertem o seu interesse e vontade de aprender, através dos diversos desafios, atividades lógicas e jogos.
Este projeto visa auxiliar o professor de matemática neste sentido, apresentando a ele atividades lúdicas, explicando o objetivo de tal atividade, o conteúdo a ser explorado, dentre outros elementos que devem ser levados em consideração. A seleção de um jogo para ser utilizado como recurso didático deve ser criteriosa e levar em conta diversos elementos, como sua adequação aos objetivos que se deseja alcançar; o nível de dificuldade das regras e sua indicação para o nível de escolaridade; a quantidade de alunos na turma; a disponibilidade do material necessário e o tempo que se deseja dedicar à atividade.
Nosso trabalho consiste na divulgação da metodologia do lúdico através da realização de minicursos. Em cada minicurso apresentamos atividades lúdicas a serem aplicadas em sala de aula, elaboramos junto aos participantes o material a ser utilizados em cada atividade, em seguida ocorre a explicação da atividade e aplicação da mesma. Ao final, realiza-se uma avaliação das atividades sugeridas, visando aumentar a eficiência da aplicação e adaptação das atividades a outros conteúdos matemáticos.
Em sua maioria, as atividades que selecionamos, possuem um baixo custo de montagem, em alguns casos podem ser utilizados materiais recicláveis na confecção, afinal, nem todas as escolas possuem um estoque de material consumível suficientemente grande para atender a todos os alunos e, também a atividade pode iniciar com os alunos coletando e levando para a escola os materiais recicláveis que serão utilizados nas atividades.
As oficinas, geralmente, ocorrem no Laboratório de Ensino do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Mas, também realizamos minicursos em escolas da rede pública de Viçosa e região.
O projeto Ludicidade no Ensino de Matemática tem como objetivo principal promover a difusão e popularização da metodologia lúdica no ensino de matemática entre os professores do Ensino Fundamental I e II (1° ao 9° anos), do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) e os futuros professores, visto que atividades lúdicas em sala de aula podem ser utilizadas para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, transformando os alunos em participantes ativos, em vez de apenas ouvintes, no processo ensino-aprendizagem.
Professores de matemática do Ensino Básico, estudantes de graduação em Licenciatura em Matemática, Pedagogia, Educação Infantil e áreas afins.
Este projeto está registrado na UFV desde 2008. O interesse em trabalhar com este tema surgiu após a realização no Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) dos projetos de extensão universitária: Apoio Didático em Matemática para Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública de Viçosa – MG (2006, 2007) e Matemática e Surdez: Questões de Linguagem e Novas Técnicas de Ensino (2007) e do Programa de Apoio às Ciências Básicas – PAB, onde se buscou auxiliar a prática pedagógica no ensino de Matemática, por meio da utilização de metodologias diversificadas que incluíram a aplicação de roteiros de estudo e materiais lúdicos elaborados durante os projetos.
email: ludicidade.ufv@gmail.com
Tel.: (31) 3899-4839
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