BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica
GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação na escola de 2º grau. Campinas, SP: Papirus, 2002.
PIMENTA, Selma G. Revendo o ensino de 2º grau: propondo a formação de professores. São Paulo: Cortez, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC-SEF, 1998.
Coleção Tendências em educação de matemática, editora autêntica.
D'AMBRÓSIO, U, Da realidade à ação: reflexões sobre educação matemática. Campinas:Summus, 1986
Revista do Professor de Matemática. Sociedade Brasileira de Matemática. São Paulo. todos os números.
SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2006.
LOPES, S. R.; VIANA, R. L.; LOPES, S. A., Construção de Conceitos Matemáticos e a Prática Docentes, Curitiba: IBPEX, 2005.
TOMAZ, V. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte : Autêntica, 2008.
CURY, H.N. Analise de erros : o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática. 2 Coleção Tendências em Educação Matemática. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática: Helle Alro, Ole Skovsmose ; tradução Orlando de A. Figueiredo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 158 p.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 3 ed. Campinas: Papirus 160 p.
SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Editora Cortez.