Data: 2022-07-01 a 2023-07-31
Local: Departamento de Matemática
Coordenador: Caroline Mendes dos Passos
Financiador: sem financiamento
Pesquisa de iniciação científica, cujo principal propósito é analisar o contexto de atuação dos pesquisadores etnomatemáticos, dando continuidade à pesquisa intitulada “desdobramentos de uma formação em Etnomatemática em práticas curriculares”, financiada pelo CNPQ em 2020. A continuidade da pesquisa será feita a partir de uma análise, a partir do banco de dados já constituído, sobre os contextos de atuação dos pesquisadores etnomatemáticos. A partir disso, o modo como a Etnomatemática se faz presente nos currículos dos diferentes níveis de ensino, Educação Básica, Ensino Superior e Pós-Graduação, será colocado em ênfase. Esta proposta toma como fundamentação teórica principal as pesquisas em Etnomatemática, que consiste em uma área da Educação Matemática que investiga práticas matemáticas de grupos específicos, e a perspectiva pós-crítica dos estudos no campo do currículo, buscando uma articulação desses dois campos de pesquisa. A opção metodológica adotada para que os objetivos propostos pela investigação sejam alcançados será a revisão bibliográfica, especialmente tomando como ponto de partida os currículos lattes dos pesquisadores. Espera-se que, com tal pesquisa, diferentes modos de fazer pesquisa em Etnomatemática sejam evidenciados, dando destaque para aqueles que tomam como contexto para sua produção a sala de aula de Matemática, em seus diferentes níveis de ensino.
Pesquisadora voluntária: Maria Joana Milagres
Orientadora: Caroline Mendes dos Passos
Voltar para Página de PesquisaCentro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática
Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br
2004/2024 - DMA/UFV