Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa

Pesquisa

Comissăo de Pesquisa

André Junqueira da Silva Corrê (Presidente)
Lia Feital Fusaro Abrantes (Membro)
Ady Cambraia Junior (Membro)

Produçăo Científica

Dados gerados pelo Script Lattes a partir dos currículos do corpo docente do DMA. Para ter acesso á informaçőes completas pertinentes á produçăo científica dos docentes do DMA, acesse o link.

Projetos

Conexões matemáticas: a enculturação matemática através das artes

Data: 2022-03-05 a 2024-12-31
Local: Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Coordenador: Caroline Mendes dos Passos
Financiador: sem financiamento

O presente projeto de pesquisa dialoga sobre o triste retrato da educação básica brasileira onde, especificamente, a matemática é trabalhada em sala de aula de forma sistemática, por meio de repetições tecnicistas. Sem se preocupar com a significativa apropriação dos objetos e cultura matemática, esse modelo de ensino vem gerando uma visão de complexidade da disciplina pelos alunos. Após análise do desempenho dos alunos por meio do IDEB de Muriaé – MG e feita uma pesquisa bibliográfica sobre as tendências no estudo de educação matemática, optamos pela interface entre Matemática e Arte como objeto de pesquisa. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial didático de oficinas pedagógicas que propiciem a interface arte e matemática e possam re-significar compreensões da matemática dos seus participantes. Além disso, buscamos verificar as associações possíveis e já realizadas por artistas locais e professores da FUNDARTE e por fim elaborar material pedagógico, envolvendo a interface Matemática e Arte, que aborde as competências específicas de matemática nos anos finais do ensino fundamental de maneira interdisciplinar. Buscando atingir os objetivos gerais e específicos deste projeto, assim como ombrear-se a linha de pesquisa em ensino e aprendizagem em ciências e matemática, este projeto desenvolver-se-á numa perspectiva de pesquisa experimental básica onde buscamos comparar grupos a partir de uma intervenção pedagógica através das oficinas. Os dados que pretendemos coletar tem um caráter qualitativo, que a partir de uma amostra pequena de alunos, professores e artistas da cidade sirvam para interpretar e descrever os fenômenos do grupo estudado. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturados que serão aplicados em dois momentos distintos, antes e após aplicação das oficinas pedagógicas. A partir da análise dos dados obtidos em primeiro momento, juntamente com os professores da FUNDARTE iremos criar as oficinas. Por fim, criaremos uma e-book com os roteiros das oficinas e um material didático pedagógico que evidenciem as interfaces entre arte e matemática detectadas ao longo do estudo

Mestrando: Pablo Cândido de Paula Guimarães Tureta

Orientadora: Caroline Mendes dos Passos

Voltar para Página de Pesquisa

Consultar projetos de pesquisa

Endereço

Centro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática

Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br

Entre em Contato