Data: 2022-03-05 a 2024-12-31
Local: Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Coordenador: Caroline Mendes dos Passos
Financiador: sem financiamento
O presente projeto de pesquisa dialoga sobre o triste retrato da educação básica brasileira onde, especificamente, a matemática é trabalhada em sala de aula de forma sistemática, por meio de repetições tecnicistas. Sem se preocupar com a significativa apropriação dos objetos e cultura matemática, esse modelo de ensino vem gerando uma visão de complexidade da disciplina pelos alunos. Após análise do desempenho dos alunos por meio do IDEB de Muriaé – MG e feita uma pesquisa bibliográfica sobre as tendências no estudo de educação matemática, optamos pela interface entre Matemática e Arte como objeto de pesquisa. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial didático de oficinas pedagógicas que propiciem a interface arte e matemática e possam re-significar compreensões da matemática dos seus participantes. Além disso, buscamos verificar as associações possíveis e já realizadas por artistas locais e professores da FUNDARTE e por fim elaborar material pedagógico, envolvendo a interface Matemática e Arte, que aborde as competências específicas de matemática nos anos finais do ensino fundamental de maneira interdisciplinar. Buscando atingir os objetivos gerais e específicos deste projeto, assim como ombrear-se a linha de pesquisa em ensino e aprendizagem em ciências e matemática, este projeto desenvolver-se-á numa perspectiva de pesquisa experimental básica onde buscamos comparar grupos a partir de uma intervenção pedagógica através das oficinas. Os dados que pretendemos coletar tem um caráter qualitativo, que a partir de uma amostra pequena de alunos, professores e artistas da cidade sirvam para interpretar e descrever os fenômenos do grupo estudado. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturados que serão aplicados em dois momentos distintos, antes e após aplicação das oficinas pedagógicas. A partir da análise dos dados obtidos em primeiro momento, juntamente com os professores da FUNDARTE iremos criar as oficinas. Por fim, criaremos uma e-book com os roteiros das oficinas e um material didático pedagógico que evidenciem as interfaces entre arte e matemática detectadas ao longo do estudo
Mestrando: Pablo Cândido de Paula Guimarães Tureta
Orientadora: Caroline Mendes dos Passos
Voltar para Página de PesquisaCentro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática
Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br
2004/2024 - DMA/UFV