Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa

Pesquisa

Comissăo de Pesquisa

André Junqueira da Silva Corrê (Presidente)
Lia Feital Fusaro Abrantes (Membro)
Ady Cambraia Junior (Membro)

Produçăo Científica

Dados gerados pelo Script Lattes a partir dos currículos do corpo docente do DMA. Para ter acesso á informaçőes completas pertinentes á produçăo científica dos docentes do DMA, acesse o link.

Projetos

A Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Data: 2020-03-05 a 2023-07-31
Local: Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática
Coordenador: Caroline Mendes dos Passos
Financiador: sem financiamento

Pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que busca analisar as possibilidades da utilização da Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa serão elaboradas e propostas atividades aos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de Ervália-MG. Inicialmente está sendo proposto um questionário a todos os alunos do Ensino Médio com o intuito de conhecer um pouco mais sobre esse aluno, seu histórico escolar e suas relações com a Matemática. O questionário está sendo aplicado visando abordar os três aspectos referentes ao entendimento de estratégia múltipla adotado no trabalho. As respostas a esses questionários estão sendo analisadas e algumas selecionadas para que os sujeitos responsáveis façam parte da etapa de entrevistas. Como fundamentação teórica utilizamos, principalmente, a teoria da Educação Matemática Crítica, de modo que os problemas matemáticos tenham significado em situações sociais que o aluno vivencia. Assim, as atividades estão sendo elaboradas de forma a propiciar discussões sobre os papéis desempenhados pela Matemática na sociedade, com o intuito de estimular o aluno a perceber essa Matemática como uma atividade próxima de sua realidade e útil para a resolução dos problemas cotidianos. Pretende-se identificar como a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos, além de evidenciar os limites e as contribuições da Educação Financeira nesta modalidade. Almeja-se que a Educação Financeira colabore com o ensino no ambiente escolar e conduza a atitudes responsáveis quanto às finanças no dia a dia, proporcionando melhora na qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades.

Mestranda: Natália Cristina Cal Andrade

Orientadora: Caroline Mendes dos Passos

Voltar para Página de Pesquisa

Consultar projetos de pesquisa

Endereço

Centro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática

Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br

Entre em Contato