Data: 2017-08-01 a 2018-07-31
Local: UFV
Coordenador: Caroline Mendes dos Passos
Financiador: PIBEN
O principal objetivo do presente projeto é constituir e confrontar mundos matemáticos, no sentido de investigar as perspectivas de professores e alunos acerca dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática e, a partir delas, constituir propostas de ensino que incorporem os diferentes olhares para a matemática, e que possam contribuir para as práticas matemáticas que se estabelecem nas salas de aula de um ambiente universitário. Neste contexto, cabe ao bolsista desenvolver as etapas previamente previstas para o desenvolvimento da proposta. A atividade científica consiste em uma sequência de passos que, quando bem executados, podem fazer emergir questões que, antes, não podiam ser completamente visualizadas. Assim, nesta proposta, estamos considerando que, na graduação, o aluno ainda encontra-se inexperiente nesse processo. Por isso, quanto mais bem definidas as etapas previstas para o desenvolvimento da proposta, maiores as possibilidades de aprendizado para o estudante envolvido com ela. Foi com esse intuito que todas as etapas para o desenvolvimento da proposta foram detalhadamente descrita. Para que o estudante possa se ater aos procedimentos metodológicos de coleta de dados e análise neles envolvidos. Tal delineamento também possibilita análises mais amplas, cujo objetivo final, após caracterização e confrontamento dos mundos matemáticos de professores e alunos que cursam matemática na UFV, é produzir um conjunto de sugestões, de práticas específicas que possam contribuir para os processos de ensino e aprendizagem que se fazem presentes nos ambientes de ensino da universidade.
Voltar para Página de PesquisaCentro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática
Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br
2004/2024 - DMA/UFV