Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa

Pesquisa

Comissăo de Pesquisa

André Junqueira da Silva Corrê (Presidente)
Lia Feital Fusaro Abrantes (Membro)
Ady Cambraia Junior (Membro)

Produçăo Científica

Dados gerados pelo Script Lattes a partir dos currículos do corpo docente do DMA. Para ter acesso á informaçőes completas pertinentes á produçăo científica dos docentes do DMA, acesse o link.

Projetos

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Viçosa - GEPEMUV

Data: 2017-08-10 a 2027-08-10
Local: UFV
Coordenador: Marli Duffles Donato Moreira e Caroline Mendes Passos
Site do Projeto: https://sites.google.com/view/gepemuv/menu

O GEPEMUV surgiu da vontade de criação de um espaço de estudo, reflexão e pesquisa em Educação Matemática no Departamento de Matemática da Universidade de Viçosa. As professoras Caroline Mendes dos Passos e Marli Duffles Donato Moreira levaram à frente este desejo e criaram o grupo em junho de 2017. O GEPEMUV está registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e pode ser acessado no link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4257775012226390.

Nossos objetivos:

(i) realizar encontros periódicos de estudo sobre temas relevantes para a Educação Matemática;

(ii) publicar trabalhos e artigos de seus membros;

(iii) promover ciclos de debates, mesas redondas, semanas comemorativas, encontros e seminários de interesse da Educação Matemática;

(iv) criar materiais pedagógicos, físicos e/ou digitais, para utilização na prática docente da escola básica;

(v) apoiar a formação inicial e continuada dos professores que ensinam matemática;

(vi) estreitar os laços de colaboração entre pesquisadores, professores e licenciandos na área de Educação Matemática de Brasil e Portugal.

O GEPEMUV está aberto a professores, pesquisadores, alunos e técnicos que tenham interesse em colaborar neste campo de estudos e pesquisa.

Nossos princípios:

(i) a Educação Matemática deve pautar-se por um caráter inclusivo: todos os alunos podem aprender independentemente das suas habilidades e desempenhos;

(ii) a atividade no ambiente educativo tece o vínculo entre o aluno (sujeito) e os conteúdos matemáticos (objeto);

(iii) a matemática deve ser aprendida de maneira interdisciplinar;

(iv) a aprendizagem não é uma questão meramente cognitiva, a afetividade desempenha um papel de extrema relevância neste processo; além das competências cognitivas, há que se desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos alunos;

(v) as novas tecnologias digitais podem potencializar e ampliar as ações educativas;

(vi) a matemática é um bem sociocultural que tem um papel importante na escolarização básica de todos os estudantes; desta forma, os objetos matemáticos devem ser apropriados por cada aluno num processo social interativo e colaborativo em vista à educação integral do educando contribuindo para o desenvolvimento de pessoas reflexivas, críticas, autônomas, solidárias e colaborativas.

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Endereço

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Departamento de Matemática

Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br

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