Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa

Pesquisa

Comissăo de Pesquisa

André Junqueira da Silva Corrê (Presidente)
Lia Feital Fusaro Abrantes (Membro)
Ady Cambraia Junior (Membro)

Produçăo Científica

Dados gerados pelo Script Lattes a partir dos currículos do corpo docente do DMA. Para ter acesso á informaçőes completas pertinentes á produçăo científica dos docentes do DMA, acesse o link.

Projetos

A concepção dos estudantes sobre a matemática: uma construção cultural

Data: 2018-03-05 a 2018-04-05
Local: UFV
Coordenador: Marli Duffles Donato Moreira
Financiador: Fapemig

 A História testemunha que a matemática se originou e desenvolveu da vontade de compreensão que o homem tem diante do mundo. A matemática que hoje conhecemos é resultado de uma construção histórica de mais de 4000 anos, um patrimônio científico e cultural da humanidade (MOREIRA, 2016).

Assim sendo, esta pesquisa fundamenta-se numa visão da matemática, e da Educação Matemática, tecida pela cultura dos homens no decurso da História. Concebe a matemática como um bem cultural da Humanidade e, como tal, deve ser disponibilizado, pela Educação, a todos os homens. Os objetos matemáticos são objetos culturais criados pelo homem na sua relação com o mundo, para compreendê-lo e transformá-lo. A consideração dos objetos matemáticos, e todo seu sistema de conceitos, como uma construção social, historicamente determinada, dá suporte a uma perspectiva similar para o seu ensino. Permite propor aos estudantes um trabalho pedagógico participativo e colaborativo, numa concepção problematizadora e criativa, conectada com a vida e as outras ciências. A aprendizagem matemática torna-se, desta forma, o processo de (re)construção destes objetos por cada aluno, desenvolvido num ambiente colaborativo de interação social. Nesta perspectiva, a Educação Matemática insere-se nos objetivos mais amplos da Educação enquanto processo de desenvolvimento das capacidades individuais de cada pessoa.

A matemática, como qualquer outra manifestação da cultura humana, traz em si valorizações e concepções das sociedades que a compartilham. A compreensão de toda a cultura dá-se a partir da identificação do quadro de valores que sustenta a organização social em questão.

Interessa-nos nesta pesquisa, particularmente, tendo em conta a cultura matemática escolar dominante, perceber o impacto das concepções matemáticas dos alunos na construção de sua identidade em relação à disciplina e investigar em que medida esta construção influencia sua escolha acadêmica/profissional.

Voltar para Página de Pesquisa

Consultar projetos de pesquisa

Endereço

Centro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática

Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3612-6202
Fax: (31) 3612-6201
E-mail: dma@ufv.br

Entre em Contato